marcelo martins

Escolha para onde irá a ESA será técnica, reafirma general

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Anselmo Cunha, Diário

A fala que tanto era aguardada pelo Executivo municipal foi dada hoje, na capital gaúcha, durante a vinda da equipe do Exército para tratar da ESA. Na saga encampada pelas Forças Armadas, desde o ano passado, para a escolha do melhor lugar para a nova Escola de Sargentos das Armas, a preocupação das forças políticas locais sempre foi uma só: quais critérios serão usados na definição para a cidade que terá em até cinco anos um aporte de R$ 1,2 bilhão? A resposta técnica de quem está à frente desse processo veio do general Joarez Alves Pereira, gerente do projeto da nova ESA. Ele reforçou os pilares que sustentam a escolha: técnica, parcerias e receptividade. Porém, os aspectos técnicos são mais influentes na estratégia militar, segundo o general, do que o esforço de lideranças neste momento:

- Todos estes esforços demonstram o compromisso do município e Estado, enquanto as parcerias são incentivos importantes para nós. O aspecto psicossocial, de como a escola é recebida pelos moradores da cidade, também conta muito. A ESA não é fruto de quem, hoje, está à frente das decisões, porque estes passam, mas a escola permanecerá.

Seja bem-vinda a Santa Maria, Escola de Sargento das Armas

Ou seja, a régua utilizada será técnica e a escolha terá amparo do que a cúpula do Exército entende ser o melhor.

COMO FOI

Hoje, o governador Eduardo Leite e o prefeito Jorge Pozzobom, ambos do PSDB, receberam no Palácio Piratini o comandante da 3ª Divisão do Exército (3ª DE), general Hertz Pires do Nascimento, e o general de Divisão do Exército, Joarez Alves Pereira Júnior, que é o coordenador executivo do projeto da nova ESA.

O que dizem as lideranças envolvidas na busca pela ESA

À tarde, fez parte da programação uma reunião virtual, junto ao general Valério Stumpf Trindade, à frente do Comando Militar do Sul (CMS), que reforçou o apoio ao município. Acompanharam, a distância, integrantes dos governos estadual e municipal, dentre representantes de outros órgãos envolvidos.

ESFORÇOS

Os chefes dos Executivos estadual e municipal apresentaram as principais características da cidade que a levam a merecer a conquista, além dos esforços que ambos têm realizado para se adequar às exigências do Exército, como ampliações de redes de saneamento, energia elétrica e vias urbanas. Fez parte da apresentação de Pozzobom até um vídeo com o projeto arquitetônico completo da estrutura na cidade. Ele reforça a relevância do projeto para o Exército, já que forma o maior número do efetivo de subtenentes e sargentos:

- O Exército investe nesta escola o que tem de mais importante: seu pessoal, a massa expressiva da força.

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

As falas vão em um sentido só:  a ESA vem para Santa Maria Anterior

As falas vão em um sentido só: a ESA vem para Santa Maria

Equipe da ESA estará em Santa Maria na quarta-feira Próximo

Equipe da ESA estará em Santa Maria na quarta-feira

Marcelo Martins